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[ensino de biologia]

#o.caso.do.rebanho.de.Jacó

Objeto virtual de aprendizagem voltado para o Ensino de Genética produzido no projeto RIVED/MEC. Uma animação apresenta Jacó, personagem bíblico, que deve produzir cabras malhadas. No entanto, ele possui apenas cabras cinzas. Por meio de cruzamentos entre animais de fenótipos iguais, os alunos percebem que os genótipos podem ser distintos. Essa atividade faz parte de uma sequência didática em que outros dois objetos virtuais de aprendizagem são utilizados: "O trabalho de Mendel com as ervilhas" e "As ervilhas ajudariam Jacó?". Um manual de orientações para o professor foi elaborado para essa atividade [manual01.pdf].

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#o.trabalho.de.Mendel.com.as.ervilhas

Objeto virtual de aprendizagem voltado para o Ensino de Genética produzido no projeto RIVED/MEC. Uma animação apresenta Mendel e as suas ideias sobre herança. Ao interpretar esquemas e textos, os alunos conhecem o trabalho do monge com as ervilhas. Essa atividade faz parte de uma sequência didática em que outros dois objetos virtuais de aprendizagem são utilizados: "O caso do rebanho de Jacó" e "As ervilhas ajudariam Jacó?". Um manual de orientações para o professor foi elaborado para essa atividade [manual02.pdf].

mendel2

#as.ervilhas.ajudariam.Jacó?

Objeto virtual de aprendizagem voltado para o Ensino de Genética produzido no projeto RIVED/MEC. Utilizando as ideias mendelianas, os alunos devem propor hipóteses sobre o genótipo de algumas cabras a partir dos resultados obtidos do cruzamentos entre elas. Essa atividade faz parte de uma sequência didática em que outros dois objetos virtuais de aprendizagem são utilizados: "O caso do rebanho de Jacó" e "O trabalho de Mendel com as ervilhas". Um manual de orientações para o professor foi elaborado para essa atividade [manual03.pdf].

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#seres.vivos.na.mata.atlântica

Objeto virtual de aprendizagem voltado para o Ensino de Ecologia. A atividade apresenta informações sobre algumas espécies da Mata Atlântica. A partir delas, o professor pode realizar um primeiro trabalho com escalas, já que os seres vivos representados apresentam tamanhos bem diversos. Em seguida, os alunos podem representar as relações ecológicas descritas e classificá-las. Por fim, ao responder algumas questões, os alunos podem avaliar o impacto de alterações ambientais sobre a biodiversidade.

seresvivos

#selecione.as.moscas

Objeto virtual de aprendizagem voltado para o Ensino de Evolução. Moscas de diferentes cores ocupam diversos ambientes e o aluno deve tentar matá-las. Ao propor a análise dos resultados dessa caçada, o professor pode tratar de seleção natural e adaptação com seus alunos. Esse conteúdo foi produzido dentro do projeto Micro&Gene da USP. Esse material foi um dos premiados pelo projeto RIVED do Ministério da Educação em 2006.

moscas

#scoisos

Objeto virtual de aprendizagem voltado para o Ensino de Genética. Por meio de cruzamentos entre organismos fictícios, os Scoisos, e análise dos resultados, os alunos devem propor padrões de herança para as características estudadas. As características estudadas nesse objeto de aprendizagem apresentam relações de dominância completa entre os alelos envolvidos. Esse conteúdo foi produzido dentro do projeto Micro&Gene da USP. As ilustrações e a programação foram elaboradas pelo biólogo Pablo Candiani.

scoisos

#biodiversidade

Objeto virtual de aprendizagem voltado para o Ensino de Ciências. A ideia original desse jogo é que grupos de alunos criem associações entre imagens e textos. Para exemplificar, dois jogos semelhantes foram produzidos: "Cadê o meu ovo?" e "De quem é esse coração?". No primeiro, imagens de ovos e informações sobre diferentes animais são apresentas. No segundo, imagens de corações e informações sobre mamíferos são apresentadas. Em ambos os casos, a partir dessas informações, os alunos devem associar esses elementos. Caso o professor tenha interesse, pode solicitar que os alunos selecionem fotografias e textos da Internet para criarem um jogo similar sobre o tema de interesse deles. Para isso, basta baixar o arquivo zipado [para-download.zip].

aves
coracao

#sexo.ou.não

Objeto virtual de aprendizagem voltado para atividades de Orientação Sexual produzido no projeto RIVED/MEC. Por meio de animações, os alunos podem conhecer o funcionamento de diferentes métodos contraceptivos. Um manual de orientações para o professor foi elaborado para essa atividade [manual04.pdf].

sexualidade

#fotossíntese

Objeto virtual de aprendizagem voltado para o Ensino de Bioquímica. Destinado aos cursos de graduação, o material aborda aspectos moleculares da fotossíntese por meio de esquemas e animações.


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#síntese.de.proteínas

Artigo publicado na revista Genética na Escola com uma sugestão de atividade para desenvolver competências leitoras a partir dos conteúdos de Biologia Molecular do Ensino Médio. Ao ler com os alunos uma narrativa sobre síntese de proteínas, o professor pode trabalhar habilidades importantes para desenvolver a leitura.

#relendo.o.trabalho.de.Mendel

Apostila elaborada para o curso de formação continuada "PEC Construindo Sempre" para professores de Ensino Médio. Nesse material, conteúdos de Genética e Biologia Molecular são apresentados, além de atividades complementares. Um aspecto interessante é a tentativa de relacionar aspectos moleculares e citológicos com as ideias de Mendel sobre herança biológica.

#pró-universitário

Apostila elaborada para o curso pré-vestibular oferecido pela USP. Dentro desse caderno, fiquei responsável pelo tópico de Evolução.

#os.vestígios.da.evolução.das.espécies

Sequência didática para o Ensino de Evolução. A atividade foi elaborada a partir de uma notícia da revista Veja ("Cicatrizes da Evolução") e aborda a contraposição entre evolucionista e criacionistas, órgãos vestigiais, seleção natural e adaptação.

#por.que.existem.gêmeos.idênticos.e.gêmeos.diferentes?

Texto de divulgação científica. Publicado na revista "Ciência Hoje das Crianças", o artigo explica como os gêmeos são formados.

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#o.influenza.da.temporada

Texto de divulgação científica sobre o vírus H1N1 e sugestão de aula para o uso de gráficos nas aulas de Biologia. Publicado na revista "Carta na Escola" de agosto de 2013.

#código.genético

Artigo publico na revista Genética na Escola sobre como os alunos do Ensino Médio confundem o conceito de código genético com genoma e material genético.

#almanaque.da.biodiversidade

Revista elaborada para o projeto de compensação social da Noble Brasil SA. Com o objetivo de circular o conhecimento sobre biodiversidade entre as famílias que vivem no interior de São Paulo, onde muitas usinas do grupo Noble estão presentes, atividades de passatempo foram propostas.

 

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